Padre Antônio Pandolfi é um dos homenageados pela ALES

A Assembleia Legislativa (Ales) realizou, na noite de quarta-feira (27), uma sessão solene em homenagem aos padres e bispos. De iniciativa do deputado Alexandre Xambinho (PSC), o evento homenageou 30 sacerdotes e também o Seminário Nossa Senhora da Penha, localizado em Vitória, pelos seus 71 anos de fundação.

No evento realizado no Plenário Dirceu Cardoso, padres de diversas localidades do estado receberam a Comenda Arautos da Paz, criada pela Resolução 5.092/2017, por iniciativa do então deputado Padre Honório. A comenda é concedida a líderes religiosos que se destacam no compromisso de promover a paz, o respeito ao próximo e a justiça social.

O Padre Antônio Luiz Pazolini Pandolfi, de Aracruz, um dos homenageados, em entrevista à Rádio Nova Onda FM Aracruz, 101,9, falou sobre o evento na sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. “É o reconhecimento do serviço religioso social prestado à população aracruzense. Receberei está homenagem como gratidão à todas as pessoas, que comigo, servem com alegria ao Senhor em nossas Comunidades e praticam o amor ao próximo, acreditando na dignidade humana e na valorização da vida. Deus abençoe a nossa sublime missão de praticar sempre o amor e fazer o bem, a exemplo de Jesus.”

“Agradeço por estar aqui fazendo mais essa homenagem a esses homens que têm uma grande missão na Terra: a missão de evangelizar, de levar a Palavra de Deus para a população capixaba, acalmar os corações acalorados e levar para o seio das famílias capixabas o amor de Deus”, discursou Xambinho. “O padre é médico de almas (…), está presente nos hospitais, nas áreas periféricas de nossas cidades, nos lugarejos mais distantes”, complementou o parlamentar.

O padre Edgar Rigoni representou Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo de Colatina, no evento. Ele reforçou o papel da Igreja de ser promotora da paz e do diálogo. “Como nós podemos pregar a paz em um mundo dividido pela guerra? Mas em meio à sociedade da desunião, há tantas pessoas que lutam em favor da paz e da vida”, comentou.

O padre Rodrigo Chagas, de Afonso Cláudio, também falou sobre a promoção da paz. “Paz que nos faz ser firmes e confiantes que, mesmo em meio à guerra, estamos em paz porque temos um Deus que nos fortalece”, disse.

Patric da Silva Wanderley, padre em São Mateus, também discursou. “Estamos em um dos momentos mais difíceis da história humana. Depois de 70 anos, uma guerra num dos continentes mais importantes e influentes do mundo. E depois de 100 anos uma pandemia que nós não sabemos quando vai terminar e quais são as suas consequências e sequelas. Mas aquilo que de algum modo tem sido dito, que nós estamos no pior momento da história da humanidade, não me convence”, proferiu.

“Estamos, sim, no pior momento da nossa história. Nossos antepassados tiveram seus piores momentos e deram suas respostas. Agora é hora de nós darmos as nossas. E eu creio que nenhuma delas poderá ser dada sem Deus. A pandemia mostrou que nenhuma nação é capaz de se bastar, de dar a si mesma todas as respostas. Se a globalização globaliza os males, ela também pode globalizar as soluções, pode globalizar bons projetos e boas notícias. Tomara Deus que, depois dessa pandemia, nós sejamos novos seres humanos. São nos momentos mais dolorosos que os homens e mulheres mais sensíveis se levantam”, enfatizou.

O padre Ruan Coutinho da Cruz, que atua em Guarapari, foi quem falou em nome dos homenageados. Ele, que foi ordenado há apenas oito meses, frisou o papel da Igreja Católica durante a pandemia. “É um equívoco falar que a Igreja esteve adormecida nesses dois anos. Foi um trabalho silencioso, discreto, de assistência sacramental, unção dos enfermos, atendimento de confissões e as missas nunca deixaram de acontecer, mesmo que virtuais”, disse.

A banda católica Adventus, de Vila Velha, fez uma apresentação para os convidados. O evento também foi prestigiado por autoridades de diversos municípios capixabas.

Dia do Padre

O Dia do Padre é celebrado em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. Devido ao período eleitoral, em que não é permitida a realização de sessões solenes na Assembleia, o deputado Alexandre Xambinho adiantou a homenagem para o dia 27 de abril, em que também é celebrado o Dia do Sacerdote.

Homenageados com a Comenda Arautos da Paz

• Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza