Comunidade São Pedro

Bairro Vila Nova

A Celebração

A comunidade celebra todos os Domingos às 19 horas.

A Catequese

A catequese faz  o seus trabalhos semanais seguindo o projeto de iniciação à  vida cristã com inspiração catecumenal.

O Terço e Grupos de Oração

• Nas  segundas feiras  temos o terço às 19 horas;
  • Nas quartas feiras  temos o grupo de oração às 19:30 hs;
  • Toda 1º quarta feira do mês temos a adoração ao Santíssimo com toda a comunidade;
  • Na 1º quinta feira temos o encontro do movimento do apostolado da oração às 19 horas.

Equipes

Hoje contamos  com os trabalhos das  equipe de liturgia, dízimo, catequese, canto, Acolhida, finanças, círculos bíblicos, Apostolado da Oração,  grupo de oração carismática, terço,  pastoral da saúde e ministros.

Dízimo

As doações são feitas  todo 2º Domingo de cada mês e temos também o dízimo mirim onde as doações acontecem todo 1º Domingo de cada mês.

O principal sonho da Comunidade é a ampliação do templo e a construção das salas para a catequese , reuniões e uma maior participação das pessoas para trabalhar na comunidade.

História

Os trabalhos da comunidade  tiveram início com a realização de círculos bíblicos nas casas. E com a chegada do Padre José Lucas Mendes  a Paróquia de Aracruz, foi incentivada  pelo mesmo a criação da comunidade, com a compra de um terreno para a construção de um salão onde todos pudessem  se reunir para realizar os encontros.

Mais tarde com a construção da igreja, foi realizada uma reunião com o Conselho Paroquial, para escolher o primeiro Coordenador da Comunidade. A primeira reunião com o novo coordenador foi realizada em Maio de 1985, onde foram indicadas às pessoas para fazerem parte do Conselho.

No inicio conseguimos formar  a equipe do dízimo, Pastoral da Saúde, Pastoral da criança, equipe do Batismo, pastoral da Esperança, equipe de coroinhas, equipe de coreografia, equipe de canto, equipe de círculos bíblicos, equipe de caridade, equipe de finanças, equipe de acolhida, equipe de catequese, equipe de liturgia, ministérios leigos, movimento do Apostolado da Oração, movimento Amigos do Seminário.

No dia 29 de junho de 1985, foi realizada a 1ª festa da Comunidade, sendo colocada à pedra fundamental  para à construção do salão. A igreja foi construída com a ajuda da Paróquia São João Batista e doações de todos os fieis e participantes da comunidade. E assim trabalhando em regime de mutirão, foi concluída a primeira etapa da obra.

A primeira missa foi celebrada no dia 26 de Junho de 1986 pelo Padre José Lucas Mendes no centro católico. O local foi adquirido pela Paróquia São João Batista, com apoio do Padre José Lucas Mendes e com a Mitra Diocesana de Vitória, que na época era da responsabilidade do Bispo Dom Silvestre Scandiã sendo destinatário o Sr. João Pianca.

A obra foi concluída no ano de 1995 e no dia 02 de Julho do mesmo ano foi inaugurada.