Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus. Trata-se, portanto, de uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a Educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de Educação, bem como a vida e ação dos educadores: pais, professores, comunicadores, formadores de opinião e outros, pessoas que influenciam direta e indiretamente a formação humana.

A Igreja, através da Pastoral da Educação, deu e dará prioridade à família, à infância e à juventude, à formação de comunidades e de lideranças. Isso, naturalmente, deve se realizar em conjunto com as Pastorais específicas que cuidam da: Família, Criança, Juventude, das comunicações, etc. Com elas, a Pastoral da Educação deve manter um diálogo constante. Ser cristão e construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho para a felicidade. É por isso que a Igreja sempre deu grande importância à educação.

À medida em que a Pastoral da Educação é implantada e dinamizada vão sendo reveladas e aproveitadas, em prol das pessoas e da vida e missão da Igreja, as possibilidades de atuação dos agentes da Pastoral da Educação, dentre as quais destacamos:

A) Promover eventos como: seminários, congressos, encontros, envolvendo o maior número possível de educadores, pais, comunicadores, professores, agentes de pastoral, em parceria com instituições e entidades educacionais;

B) Analisar criticamente as práticas educativas, tendo como referencial a prática libertadora de Jesus Cristo e o crescimento do ser cristão do educador e de cada educando;

C) Buscar o envolvimento e o crescimento dos educadores cristãos, promovendo o debate, o estudo e a reflexão sobre a vida pessoal, familiar, comunitária, social, vocacional e profissional à luz da Palavra de Deus;

D) Discutir as tendências da ação e outras questões referentes ao “mundo da educação”;

E) Fazer contínua análise de conjuntura.