Pastoral Vocacional

VOCAÇÃO:

Em sentido amplo significa: “Chamado”.

Antes do Concílio Vaticano II se pensava que vocação era um assunto exclusivo de padres e freiras. Mas o Concílio, indo às fontes, trouxe-nos grande novidade: que todas as pessoas batizadas são vocacionadas, sobretudo à santidade. Portanto, a vocação não é um convite, um chamado feito por Deus apenas para o ministério ordenado (bispos, padres, diáconos), nem apenas para a vida consagrada (religiosos/as), mas também para a vida laical (matrimonial, leigos consagrados, ministérios). O batismo, portanto, é a fonte de todas as vocações.

O QUE É A PASTORAL VOCACIONAL?

Promotora e animadora de todas as vocações na Igreja. Ajuda as pessoas a discernirem seu caminho. Se pelo Batismo, somos agraciados com o dom da vocação, a PV é um serviço para ajudar os batizados a descobrirem qual sua vocação e missão. Por isso, deve estar presente em todas as pastorais e movimentos, realizando um trabalho em conjunto.

ATRIBUIÇÕES:

Não economizamos criatividade, esforço, imaginação e oração. Focamos três aspectos:

1. ORAÇÃO – o próprio nome já diz.
  2. FORMAÇÃO – Conscientizar a comunidade sobre a responsabilidade de todos pelas vocações. Ajudar cada fiel a entender que cada um tem sua vocação própria.
  3. CHAMADO DIRETO – Chamar sem temer decepção da negativa. Chamar aqueles que tem sinais de vocação: prontidão em servir, engajamento pastoral, espírito de equipe, facilidade em partilhar, amor à Eucaristia, gosto pelas coisas de Deus. Chamar pelo nome, pois de nada servem chamados gerais.

ATIVIDADES:

Nossas reuniões são mensais. Atuamos nas Comunidades realizando Despertar Vocacional (CHAMADO DIRETO). Apoiamos as Pastorais.
Em agosto (Mês das Vocações) aumentamos nossa atuação e também realizamos um evento maior: Teatro, Cine ou Feirão Vocacional (FORMAÇÃO).

Gostou das nossas atividades? Participe conosco! Pegue nosso contato na Secretaria.