Padre Antonio Luiz Pazolini Pandolfi

Biografia

Padre Antonio Luiz Pazolini Pandolfi nasceu em Alto Bérgamo (Ibiraçu – ES), no dia 11 de março de 1967, sendo o primogênito do casal, Geraldo João Pandolfi e de Auzilia Pazolini Pandolfi. Tem quatro irmãos: Marcos Vanderley (in memoriam), Paulo César, Lourival e Maria Aparecida.

Foi batizado pelo Padre Pedro Albertini em 03 de abril de 1967, na Comunidade de Nossa Senhora da Penha, em Alto Bérgamo. Com sete anos de idade mudou-se com sua família para a cidade de João Neiva – ES, onde cursou o ensino fundamental e médio e formou-se em mecânica geral pelo SENAI. Ao participar da Paróquia de São José, fez a primeira Eucaristia com 11 anos na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida e aos 18 anos foi crismado pelo Bispo Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Com 16 anos estagiou na multinacional CVRD e foi contratado para trabalhar na empresa, em João Neiva. Além do trabalho, dedicava parte do tempo à Igreja, participava do grupo de jovem, da liturgia e da crisma.

Em 1989, ingressou no Seminário N. Sra. da Penha – Arquidiocese de Vitória – ES, iniciando seus estudos de Filosofia e Teologia. Em 1990, com a criação da Diocese de Colatina, continuou os estudos no Seminário Diocesano “Maria, Mãe da Igreja” e especializou-se em Liturgia pela faculdade da Assunção da Arquidiocese de São Paulo e em Comunicação pela PUC de São Paulo – SP.

Realizou estágios pastorais em diversas paróquias, sendo que seu Ministério Diaconal foi exercido na Paróquia de São Pedro, em Baixo Guandu, onde foi ordenado Presbítero pelo Bispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, em 20 de junho de 1998, e escolheu como lema sacerdotal o versículo do profeta Isaias: “Exulto de alegria no Senhor” (Is 61,10). Após a ordenação, foi vigário paroquial da Catedral de Colatina. No ano seguinte, assumiu a Paróquia N. Sra. da Glória de Vila Lenira (Colatina – ES). Após cinco anos de trabalho foi transferido para a Paróquia N. Sra. Auxiliadora (Marilândia – ES) e exerceu o ministério sacerdotal por mais de cinco anos. Assumiu a Paróquia Santíssima Trindade em Linhares no dia 15 de fevereiro de 2009, onde foi pároco por oito anos.

Fez parte de diversos serviços na diocese, entre os quais se destacam: a equipe “O Dia do Senhor”, sendo responsável pela elaboração do folheto litúrgico por mais de dez anos, a coordenação Diocesana de Liturgia, o CEDIC (Centro de Estudos da Diocese de Colatina) e o Seminário, como orientador espiritual.

Em todas as paróquias em que exerceu seu ministério sacerdotal sempre gostou de valorizar a riqueza imensa de carismas e dons que há no campo da evangelização, de acolher a todos com alegria, de respeitar as diferenças e de trabalhar pela unidade na Igreja, dando oportunidade para que diferentes pessoas participem e se engajem nos serviços da Igreja, nas diversas pastorais e nos movimentos eclesiais e sociais.

Sente-se forte na fé e na missão quando as crianças, os jovens e as famílias ocupam seu lugar na Igreja, pois sabe que é fundamental e necessário para o crescimento do Reino de Deus. Por isso sempre valoriza, forma e institui os Ministérios Leigos nas comunidades; resgata e incentiva o trabalho com os coroinhas; motiva as crianças, os adolescentes e os jovens a participarem ativamente da comunidade; realiza formação e retiros em todas as áreas da liturgia, da catequese e da missão da Igreja; gosta de elaborar projetos de reformas e construções dos templos e dos centros pastorais e catequéticos das comunidades, para que tenham espaços dignos e adequados para celebrarem e crescerem na fé.

São quase dezenove anos de vida presbiteral. Muitas ações foram realizadas com a colaboração do povo de Deus. Mas a cronologia não tem importância diante do que é construído por amor, tornando cada momento inesquecível. É assim que se constrói o Reino de Deus: com o zelo do Pastor, pelo amor à Sagrada Eucaristia, sempre enfatizando que cada missa celebrada é motivo de alegria, satisfação e, até mesmo, de emoção. Esse amor, sem dúvidas, é o grande marco do trabalho pastoral do Padre Antonio Luiz.

“Devemos ter coragem e ardor missionário. Quem pratica a misericórdia deve fazer com alegria (cf.Rm 12,8). Que a Santíssima Mãe de Jesus e São João Batista nos abençoem nesta caminhada evangelizadora e nos ensinem a acolher sempre a vontade de Deus. Que juntos possamos edificar o Reino de Deus e caminhar na certeza de que é o Espírito Santo que nos conduz”, destacou o Padre Antonio Luiz.