Comunidade Santa Luzia

Bairro Vila Nova

A comunidade teve início com encontros de círculo bíblico. Então diante da vontade das famílias, o primeiro passo foi a concretização com a doação de um lote por meio da firma Irmão Moro Ltda, pois era desejo do Sr. Valentim Moro, que dizia quando vivo, construir uma igreja naquele local.

A Prefeitura Municipal de Aracruz também fez doação de um lote tornando assim o espaço ideal para construção.

Para início da construção as famílias contribuíam espontaneamente com um valor que era arrecadado mensalmente, além das arrecadações de materiais com comerciantes locais. Foram recebidas contribuições vinda da Paróquia São João Batista.

No dia 19 de setembro de 1992 foi iniciada as obras, com os primeiros voluntários: José dos Santos de Jesus, Deomário Zandoná Machado, João Pedro Rampinelli, Verônica Barbarioli Santi, Maria Lucia Tonon Santi, Alailza Mathias Aiolfi, João Batista Aiolfi, Maria das Graças Nunes Frigini, Luiz José Frigini, Maria Cazotti, Clodomildo Cazotti, Helena Rosa Pereira Machado, Geraldo Farias, Antonio Nossa, Cesar Nossa, Lídia Nunes, e esse sistema de mutirão permaneceu até a conclusão da obra.

Por meio de eleição foi escolhido o nome da comunidade “Comunidade Santa Luzia”. A Imagem de Santa Luzia foi doada por Olinda Giraldeli Suela e Valdecir Suela, e em 1995 foi inaugurado o salão de orações da comunidade.

Nesse início de sonho, várias pessoas tiveram um papel importantíssimo para que um dia ele pudesse se concretizar e para que hoje outras gerações possam dar continuidade a esse importante projeto de evangelização.

Padroeira – Santa Luzia

A Protetora contra as doenças dos olhos. É invocada no cânon da santa missa. De nobre origem, nasceu em Siracusa, Itália. Após a morte do pai, sua mãe adoeceu e Santa Luzia organizou uma romaria ao túmulo de Santa Águeda, famosa por seus milagres. Foi então que Santa Águeda manifestou-se para Luzia e sua mãe melhorou de saúde. Luzia, decidiu entregar-se à Deus, e recusou o pedido de casamento de um jovem pagão. Como vingança, o jovem denunciou Luzia ao governador Pascásio. Luzia foi torturada e decapitada.

Atualmente na comunidade possui Pastorais, equipes e movimentos que atuam fortemente nas atividades da comunidade, descritos a seguir:

Equipe:

• Catequese;
  • Liturgia;
  • Finanças;
  • Canto;
  • Coroinhas;
  • Amigos do Seminário;
  • Batismo;
  • Círculo Bíblico.

Pastorais:

• Pastoral da Saúde;
  • Pastoral do Dízimo.

Ministério Leigo:

• Ministros de Eucaristia.

Movimentos:

• Grupo Oração;
  • Grupo Jovem – JUFEC.

A comunidade tem como atividades fixas da comunidade os seguintes momentos:

• Celebração da palavra aos domingos as 19 horas;
  • Terço das mulheres na segunda feira as 19 hs;
  • Terço dos homens na segunda feira o as 20 hs;
  • Círculo Bíblico na terça feira as 19 hs;
  • Grupo de Oração na quarta-feira as 19 horas;
  • Primeira quinta-feira de cada mês adoração ao Santíssimo as 19:30;
  • Missas conforme programação mensal da Paróquia;
  • Encontros de preparação de batismo conforme cronograma da Paróquia.

A Catequese possui crianças com diversas idades e são distribuídas da seguinte forma:

• Sementinha – quarta feira as 19:00 horas;
  • Pré sementinha – quinta feira as 18:30 horas;
  • Primeira Etapa – quarta feira as 19:00 horas;
  • Segunda Etapa – Terça feira as 19:00 horas;
  • Terceira Etapa – Segunda feira 18:30 horas;
  • Iniciação Eucarística – Quinta feira 19:00 horas;
  • Perseverança 1 –  Quinta feira 19:00 horas;
  • Perseverança 2 – Sexta feira 19:00 horas;
  • Crisma – Terça – feira as 19:00 horas.

FESTA DA PADROEIRA – 13 DE DEZEMBRO, COM BÊNÇÃO DOS OLHOS.