Padre José Valdecy Romão

Por designação do Exmo. Revmo. Dom Décio Sossai Zandonade, então Bispo Diocesano, assume a paróquia São João Batista, em 03/07/2005 – Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, vindo da Paróquia Bom Pastor de Linhares.

Data de nascimento 24 / 04/1968

Local : Nova Belém/ Mantena – MG

Filiação: Marino Romão e Conceição Vicente Romão

Oitavo filho de 10 irmãos.

Ordenação Presbiteral – 27 de dezembro de 1997

Formação principal:

• Formação em Catequese pelo Instituo Regional de Pastoral Catequética – Leste II no período de 1992 a 1994.
  • Curso de Parapsicologia e Religião pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e Centro Latino Americano de Parapsicologia – 1995
  • Curso de Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória – ES – ano 1996.
  • Curso de Especialização em Catequese pelo Instituto Teológico Pio XI – 1997.
  • Superior – Bacharel licenciado em Filosofia – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – turma de 2000
  • Especialização em Teologia Pastoral – IEC / PUC Minas – 2002
  • Mestre em Teologia Pastoral – EST / RS – setembro de 2011.
  • Curso de capacitação para Comunidades terapêuticas, curso para líderes, voluntários, profissionais e gestores de Comunidades Terapêuticas pela faculdade de medicina de Botucatu – SP em parceria com a Secretaria Nacional de políticas sobre Drogas (SENAD) no período de 2013 a 2014.

Atuação Pastoral

• Ministério Diaconal na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Linhares – ano de 1996.
  • Coordenador Diocesano de Catequese no período de 1997 a 2004.
  • Coordenador da Escola Catequética no período de 1998 a 2004.
  • Atuou como membro da diretoria do Instituto IMA dos diáconos, padres e bispos negros no período de 2000 a 2004
  • Coordenador Diocesano de Pastoral no período de 2005 a 2008.
  • Atuou como membro de vários Conselhos na Diocese de Colatina – Conselho Diocesano de Pastoral, Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores.
  • Atuou como membro da Comissão regional de Catequese Leste II da CNBB por 05 anos.
  • Presidiu o CCCA – Conselho Carcerário da Comunidade de Aracruz – 2010 a 2013.
  • Foi Diretor do projeto Girassol – Aracruz de 2008 a janeiro de 2016.
  • Diretor do Centro de Estudos da Diocese de Colatina – CEDIC.
  • Diretor presidente da Comunidade Terapêutica para recuperação de dependentes químicos – Comunidade Betânia – 2012 a 2017.
  • Presidente do Conselho Curador da Fundação Hospitalar e Maternidade São Camilo – Aracruz – 2012 a 2016.
  • Professor de Teologia Pastoral (aconselhamento Pastoral) e Administração Eclesial no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória.

Atuação como pároco.

• Pároco na Paróquia Bom Pastor – Linhares no período de janeiro de 1997 a junho de 2005;
  • Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Bela Vista – Aracruz ano de 2009.
  • Pároco na Paróquia São João Batista de julho 2005 até dia 04 de fevereiro 2017.

Em fevereiro de 2006

Acolhemos a Comunidade Redentorista para cooperar nos vários trabalhos pastorais. Assumindo a Quase Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, permanecendo até janeiro de 2009.

Em fevereiro de 2007

Acolhemos Pe. David Salomão como Vigário Paroquial por designação do atual Bispo Diocesano Dom Décio Sossai Zandonade. Aqui ficando até agosto de 2007.

Em março de 2008

Acolhemos Pe. Antonio Pedro Guimarães como Vigário Paroquial por designação do atual Bispo Diocesano Dom Décio Sossai Zandonade. Permanecendo até janeiro de 2009.

Em abril de 2011

Acolhemos Padre Antônio das Dores Souza Pereira, como Vigário Paroquial, por designação do Bispo Diocesano, Dom Décio. Permanecendo até junho de 2012.

Em Maio de 2012

Acolhemos, por designação do Exmo. Revmo. Dom Décio Sossai Zandonade, o diácono José Maria Rebli, para exercer seu ministério nesta Paróquia, permanecendo até 2014.

Em Junho de 2012

Por designação do Exmo. Revmo Dom Décio Sossai Zandonade, acolhemos o Diácono Marcelo Pádua em 2012, para colaborar com os trabalhos em nossa Paróquia, sendo que aos 02/02/2013 – Solenidade da Apresentação do Senhor, em solene Celebração Eucarística na Igreja Matriz São João Batista, por imposição das mãos do Bispo Diocesano e de todo o presbitério da diocese, foi ordenado presbítero, permanecendo nesta paróquia, como Vigário Paroquial até o final de 2013.

Em agosto de 2015

Por designação do Exmo. Revmo. Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, acolhemos o Revmo. Padre Leandro Siqueira como Vigário Paroquial, permanecendo nesta paróquia até Janeiro de 2017.