Pastoral da Saúde

HISTÓRICO

Em 1996, sob orientação do Pároco Padre Jose Lucas Mendes, organizou –se um grupo de voluntários para realização de visitas aos idosos e enfermos sob a coordenação da Senhora Olga Pedrini.

Em maio 1996, numa grande celebração no Ginásio da Arca, Dom Geraldo Lyrio Rocha ordenou 35 ministros que já atuavam na Pastoral da Saúde para a distribuição domiciliar  da Eucaristia aos enfermos.

PASTORAL= vem de pastor =

“Aquele que acolhe a todos sem distinção, cuida de seu rebanho com amor, aquele que protege dá forças”!

Em 18 de novembro de 2000, foi realizada uma reunião em Colatina com todos os representantes da Área, ocasião em que a Srª Zenir Pignaton Segatto foi eleita coordenadora da Área BR 101-Sul, e a Sr. ª Vilce, de Coqueiral, Vice coordenadora.

Em 29 de novembro de 2000, em reunião realizada com a presença do Padre Lucas, que sugeriu a formação de uma equipe central e que dessa equipe se elegesse um coordenador paroquial, uma secretaria, além de uma coordenação de visita aos enfermos, já existente desde sua criação por Dona Olga Pedrini

No dia 26 de dezembro de 2000 aconteceu uma reunião geral com vários membros da Pastoral, ocasião em que foram confirmados os nomes para coordenação e secretaria, como também tratou-se da Celebração da Missa dos enfermos, programada para o dia 11 de fevereiro de 2001.

Em 02 de setembro de 2002, houve o encontro no auditório da Matriz com o Padre Deoclécio Tonon, coordenador geral da Pastoral da Saúde, na diocese de Colatina, ES, ocasião em que a Pastoral da Saúde passou a ser vinculada à Diocese de Colatina. Neste primeiro encontro diocesano da Pastoral da Saúde da BR 101 Sul: Aracruz, Coqueiral, Ibiraçu, João Neiva, o foram indicados e confirmados os nomes as Srª Zenir Pignaton Segatto e Roel Sepulchro como representantes dessa área. Esta equipe é renovada através de eleição, que acontece a cada 4 anos.

 O Padre Deoclecio enfatizou o objetivo da  “visita” como uma ação evangelizadora do povo de Deus, onde se pode cuidar, preservar, promover e celebrar a vida através do trabalho em comunidade.

O Agente de Saúde na Pastoral é uma pessoa da Comunidade que se coloca à disposição de seus semelhantes, contribuindo para descobrir formas mais simples e adequadas para que todos tenham Saúde.

A Pastoral da Saúde está organizada em diversos locais, para juntos resgatarmos a vida, a alegria das pessoas, pois “todos têm, direito à saúde”.

A Pastoral da Saúde  caracteriza-se em três dimensões:

  1. º. Solidaria: atende as pessoas integralmente, física e espiritual, buscando a humanização através do diálogo;
  2. º. Comunitária: a promoção e educação para a saúde relacionada ao saneamento básico, prevenção, valores de Justiça, Solidariedade e Sabedoria popular;
  3. º Politico Institucional: atua junta a órgãos e instituições que formam o profissional da saúde, zelando para que a Pastoral da Saúde não realize o que é de dever do município, do Estado, da Nação e avalia o trabalho da Pastoral e reavalia a caminhada.

ATUAÇÃO DA PASTORAL EM 2019

→ Atualmente, a Pastoral da Saúde da Paróquia São João Batista  é formada por:

  • Coordenador  Paroquial = Honorilda Josefa de Jesus
  • Vice – Coordenador = Zilma Nascimento Loureiro.

Obs.: Ambas realizam a função de secretária (de 2010 até a presente data 2019)

* Coordenadores de Comunidade:

A Pastoral da Saúde se faz presente em 6 comunidades:

  1. Matriz = Sueli Alves dos Santos Souza
  2. São Pedro = Terezinha Zandoná Anacleto
  3. Santa Luzia  = Lucia Catarina Fávaro Pigoretti
  4. Bom Pastor = Vilma de Freitas Rodrigues
  5. São Camilo = Jovilda Iolanda Segatto Garcia
  6. Cristo Rei = Alaci Francisca dos Reis Vieira

*Número de Agentes = 83

  1. Matriz = 31
  2. São Pedro = 11
  3. Santa Luzia = 15
  4. Bom Pastor 14
  5. São Camilo = 07
  6. Cristo Rei = 05

* Número de Enfermos Assistidos = 120

  1. Matriz = 46
  2. São Pedro = 12
  3. Santa Luzia = 23
  4. Bom Pastor 08
  5. São Camilo = 25
  6. Cristo Rei = 06

*Atividades desenvolvidas:

 1- Visitas domiciliares.

 – Realizadas semanalmente às terças-feiras, das 19:00 às 20 horas, atendendo ao cronograma previsto. São 05(cinco) grupos de visitas sob a responsabilidade de coordenadores, que organizam e orientam seus grupos para a realização dessa atividade.

2- Visitas hospitalares

– Coordenadores de Comunidade da Pastoral da Saúde e grupos de Agentes se organizam para realizar visitas aos Enfermos de sua comunidade, levando a palavra de conforto e solidariedade, através de um cronograma específico.

3-  Momento de Adoração

 – Buscando se fortalecer espiritualmente e se manter – se  firme no compromisso de servir, a Pastoral da Saúde realiza todas as terças-feiras das 06:00horas às 07:00 horas da manhã, um momento de Adoração ao Santíssimo.

4 – Reunião com Lideranças Comunitárias são realizadas, bimestralmente, e paroquiais, semestralmente.

5 – Encontro paroquial de formação realizado no dia 28/04/2019. A Pastoral realiza até dois encontros de formação durante o ano, quando se faz necessário.

6 –  Coordenação e Participação nas celebrações Eucarísticas no dia 21 de cada mês, em devoção a Nossa Senhora da Saúde.

 7 – Projeto “ Amando e Servindo” desenvolvido pela Pastoral da Saúde e grupos de voluntários, todas as noites, a partir das 19h – no UPA – Vila Rica, na distribuição de lanches às pessoas que aguardam atendimento. (desde 2014).

8 – Gesto solidário: campanhas realizadas, bimestralmente, pela Pastoral da Saúde, para suprir prioridades no atendimento de lanches oferecidos no UPA (grupo 1º ao 4º).

9 – Retiro Espiritual da BR 101 – SUL. A Pastoral da Saúde participa anualmente do retiro que é coordenado pela Equipe da Diocese de Colatina. Neste ano, aconteceu em Ibiraçú no dia 19/10/2019.

10 -Participação nos Festejos de São Camilo (comunidade São Camilo): a Pastoral colabora e participa dos momentos da Celebração da Festa de São Camilo – Bairro São Camilo.

11- Apoio e participação nas Celebrações Eucarísticas, nas quintas – feiras às 7h, no Hospital São Camilo, celebradas por Padre Jesus (Conforme cronograma)

12 – Participação em Encontro de Formação em outras Paróquias, promovidos pela Diocese de Colatina, ou em outras Dioceses de outros Estados.

13 – Representação da Pastoral nas Comissões de Saúde em nível Municipal e Estadual.

14 –  Romaria ao Santuário Nossa Senhora da Saúde  – Ibiraçu.

Como acontece todo ano, no domingo que antecede o dia 21/11 – Festa de Nossa Senhora da Saúde, a Pastoral da Saúde se faz presente.

15 –  Confraternização de final de ano da Pastoral da Saúde.

(Obs.: A Pastoral da Saúde possui um calendário de atividades seguido durante o ano em curso.)