Nossa História

A história de nossa paróquia, remonta 1838, quando sua sede era em Santa Cruz com o nome de Paróquia Nossa Senhora da Penha, conforme os livros de tombo n. 01 e 02, sendo vigário, o Padre Manoel Antônio dos Santos Ribeiro.

No ano de 1950, por orientação de Dom Luiz Scorteganha, Arcebispo Metropolitano de Vitória, a sede paroquial foi transferida para Sauassu, que ficava na região central do município, para onde seria também transferida a sede do município.

Sauassu, conforme consta em nossos arquivos, passaria a ser chamada Aracruz (Altar da Cruz). O primeiro padre da paróquia (já em Aracruz) foi Padre Arnoldo Avanza Castiglioni, chegando em Sauassu no dia 19 de Janeiro de 1950. Tomou posse em 26 de Janeiro do mesmo ano, aqui trabalhando até dezembro de 1954.

Em Sauassu havia uma pequena capela onde hoje está o banco do Brasil, cujo padroeiro era São João Batista. Portanto, com a transferência da sede paroquial de Santa Cruz (Distrito), para Aracruz (Sede), a paróquia passa a ter como titular o padroeiro daquela capelinha SÃO JOÃO BATISTA.

O registro mais antigo da festa de São João Batista em nossos arquivos é de 1955. A Igreja Matriz São João Batista, sede religiosa da Paróquia, começou a ser construída no ano de 1953 sob a coordenação de padre Arnoldo, e a primeira missa celebrada na nova igreja, ainda não terminada, foi em 25 de dezembro de 1957, presidida pelo Cônego Guilherme Schmitz.

A conclusão das obras da Igreja Matriz foi sob a administração do Monsenhor Guilherme Schmitz e foi solenemente dedicada no dia 25 de Junho de 1972, por Dom João Batista da Motta e Albuquerque, então Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo.

Com as reformas na Liturgia e em algumas áreas da Igreja, sob os cuidados de Pe. José Mendes Lucas, a paróquia foi sendo orientada, criando pastorais, equipes e movimentos para o serviço de evangelização. Com o crescimento da paróquia e de toda a cidade de Aracruz, sendo que a Paróquia São João Batista, compreendia todo o município, houve necessidade da criação de outras paróquias, assim:

• Em 1996 por decreto do Exmo. Revmo. Sr. Dom Geraldo Lyrio Rocha, Bispo de Colatina, foi desmembrada a Paróquia da Imaculada Conceição com sede em Coqueiral;
  • No ano de 2005, por decreto do Exmo. Revmo. Sr. Dom Décio Sossai Zandonade, Bispo de Colatina foi desmembrada e criada a Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, com sede em Guaraná;
  • Em Julho de 2005, após 22 anos de administração do Padre José Mendes Lucas, toma posse em nossa Paróquia São João Batista, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Padre José Valdecy Romão, por decreto do Exmo. Revmo. Sr. Dom Décio Sossai Zandonade, vindo da Paróquia Bom Pastor de Linhares.
  • No mês de Setembro de 2006, por decreto do mesmo bispo, foi desmembrada e criada a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, com sede no Bairro Bela Vida em Aracruz.

Passados os anos, com o crescimento do município de Aracruz, e da população, em 2008, na administração de Padre José Valdecy Romão, foi-se necessário uma grande reforma, de ampliação da Igreja e construção de capelas do Batismo e do Santíssimo e salas de catequese.

A Igreja Matriz São João Batista, após 03 anos de reforma, foi Solenemente Dedicada, aos 06 de dezembro de 2010, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Dom Décio Sossai Zandonade, atual Bispo Diocesano, na presença de uma grande multidão, provindos de diversas localidades do município e de muitas outras Paróquias da Diocese.

Em 12 de Fevereiro de 2017, após 11 anos de administração de Pe. José Valdecy Romão, transferido para a Catedral do Sagrado Coração de Jesus – Colatina, por decreto do Bispo Diocesano, o Exmo. Revmo. Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, tomou posse em nossa Paróquia, o Revmo. Pe. Antonio Luiz Pazolini Pandolfi, vindo da Paróquia Santíssimo Trindade de Linhares, na presença de grande multidão.

Hoje nossa Paróquia é formada por 14 comunidades:

1. São João Batista – Centro;
  2. Bom Pastor – Segatto;
  3. São Camilo – São Camilo;
  4. Imaculado Coração de Maria – Guaxindiba;
  5. São Pedro – Vila Nova;
  6. Santa Luzia – Vila Nova;
  7. Cristo Rei – Morobá;
  8. São Marcos – São Marcos;
  9. São Caetano – Pelado;
  10. São Francisco de Assis – Cupido;
  11. Nossa Senhora das Graças – Guanabara;
  12. São João Paulo II – Planalto;
  13. São João Maria Vianney – Nova Conquista;
  14. Santa Maria Madalena – Vila Santi.

4 Capelas:

1. Nossa Senhora da Conceição – Gimuhuna;
  2. São Sebastião – Taquaral;
  3. São Geraldo – Goiabas;
  4. Nossa Senhora Aparecida – Broetto.

Um Capitel – Nossa Senhora de Monte Serrat – Monte Serrat