Comunidade São Marcos

Bairro São Marcos

No mês de setembro 2002, algumas pessoas do bairro: Adilson de Souza Neves, Alessandra Simões Rosa, Domingas machado, Eliane de Castro Ferreira, Jaciara Ferreira, Lucia Clementina Sarcinelli, Luzia Dege Manzoli, Márcia Manzoli, Mirian Coelho, Osmar Pianca, Regina Aparecida da Silva Neves, Terezinha Vassoler, Valdeice Oliveira da Silva, entre outras começaram a se reunir. Formaram o grupo de círculo bíblico entre as famílias que teve seu primeiro encontro em 17.09.2002. Logo em seguida foram realizados encontros da novena de natal encerrando com uma confraternização tendo a presença do Sr. Jacó.

As famílias estavam animadas, se reuniam, oravam, partilhavam suas alegrias, angústias e aspirações. E o reino de Deus ia acontecendo como em Pentecostes, pela força e ação do Espírito Santo na vida daquelas pessoas.
E em pouco tempo os participantes decidiram se reunir para celebrar o dia do Senhor. Para bem realizar este momento uma família cedeu o “fundo de seu quintal”, a família da Senhora Domingas. Foi feito uma cobertura de lona, doada pelo Senhor Oliveira. A 1ª Celebração da palavra ocorreu no dia 05/01/2003. Com o intuito de realizar uma liturgia mais bonita, as famílias uniram forças e juntas articularam um movimento de doações. Com toda articulação a comunidade adquiriu seus primeiros objetos; como: a imagem de São Marcos, cruz, caixa de som, microfone, mesa e madeira para cobertura. Os cultos permaneceram todos os domingos e durante a semana entre famílias foram realizados visitas aos doentes, orações e louvores. No dia 21.08.2003, aconteceu uma reunião com o Pároco Padre José Mendes Lucas. O objetivo deste encontro era discutir a criação da comunidade, ver um espaço físico onde os fiéis pudessem se reunir e futuramente construir a Igreja do bairro. O padre disse que a corretora responsável pela venda de lotes no bairro doou um lote e a paróquia comprou outro. Assim a comunidade ficou com um espaço correspondente a dois terrenos. Neste mesmo encontro o padre já levou o projeto de construção das salas de catequese, previsto para iniciar em dezembro daquele mesmo ano. Com a aquisição dos lotes as celebrações da comunidade foram transferidas para este espaço e um “barraquinho” foi construído até que as salas ficassem prontas. Nesta oportunidade o padre consultou ao grupo o nome do padroeiro e o mesmo disse que a escolha já havia sido feita, o grupo optou por São Marcos que era o mesmo nome do bairro. O padre orientou a formação da comunidade e disse que celebraria a 1ª missa quando tudo estivesse passado pelos trâmites da igreja para a oficial formação da CEB.

Ocorreu a votação para eleger o representante do Conselho comunitário, várias pessoas foram indicadas, porém o primeiro representante eleito foi o Sr. Adilson de Souza Neves. A primeira festa em louvor ao Padroeiro São Marcos ocorreu em 24 e 25 de abril de 2004, organizada pela comunidade com empenho e contribuição de todos.

Com as salas prontas, aconteceu a 1ª Missa da comunidade em 1º de Agosto de 2004, presidida pelo Padre José Mendes Lucas. A partir desta data, a comunidade continuou caminhando com os seus trabalhos, organizando as celebrações dominicais, os encontros entre famílias, as equipes de serviço da comunidade. Afinal, disse-lhes Jesus: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! (Marcos 16,15).

No dia 29 de julho de 2005 foi presidida a missa pelo novo pároco Pe. José Valdecy Romão. Após a missa o padre se reuniu com o conselho comunitário para propor a construção da igreja ou aquisição de um novo terreno em uma área mais centralizada. Com a aprovação dos conselheiros deu-se início ao processo de compra do terreno que foi pago pela paróquia.
Com a Assembléia Paroquial de Pastoral ocorrida em 09 e 10 de dezembro de 2006, foram projetadas ações a serem desenvolvidas em nossa Paróquia a partir de 2007. Dentre as ações, a construção de um centro para menores carentes na comunidade São Marcos.

Em abril de 2008, o grande sonho se concretiza. Acontece a missa de abertura do projeto social, “Projeto Girassol”. As instalações do projeto funcionam na comunidade que é ligado às Cáritas Diocesana. Atende crianças, adolescentes e famílias, com diversas orientações e oficinas.

Hoje, a comunidade conta com a participação de cerca de 60 famílias e possui 130 dizimistas. Sua estrutura pastoral é formada pelas equipes de serviço, pastorais e ministérios, que são: batismo, catequese, dízimo, finanças, caridade, acolhida, coreografia, coroinhas, liturgia, Pastoral da Criança e ministros de eucaristia e catequese..

Atualmente, a comunidade está em construção, na parte central do bairro, onde será localizada a Igreja da comunidade, dedicada ao padroeiro.

Padroeiro – São Marcos

Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos Evangelistas: São Marcos. Pertencente de uma tribo de Levi. Era judeu de origem e de uma família tão Cristã que sempre acolheu Jesus, Maria e os apóstolos em sua casa: “Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembléia a orar”. (Atos 12,12).
A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde “inaugurou” a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que Santo Marcos acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma.

São Marcos que na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, que não deu fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo, por isso evangelizou no Poder do Espírito Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou Comunidades. Conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.