Os bispos do Brasil aprovam a nova Regional Leste 3 da CNBB no ES

Os bispos do Brasil, reunidos em assembleia online, aprovaram, na tarde desta quarta-feira (14), o projeto de criação do Regional Leste 3 da CNBB. O episcopado reunido na 58ª Assembleia Geral da CNBB ratificou a criação do regional Leste 3, composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo: a arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, apresentou o resultado da consulta prévia na qual 269 presentes no momento votaram e, destes, 251 bispos aprovaram a criação do 19º Regional da CNBB, 6 foram contrários e houve 12 abstenções.

Uma vez que o número atende a regra do Estatuto da CNBB que prevê, nesses casos, aprovação por maioria absoluta dos presentes, dom Joel conduziu a ratificação, que aconteceu por unanimidade, pelo método de aclamação.

Até o momento, as dioceses capixabas fazem parte do Regional Leste 2, juntamente com as dioceses de Minas Gerais.

O objetivo desse desmembramento é fortalecer as bases da Igreja católica no Espírito Santo.