Festa da Penha 2022 será presencial

A Festa da Penha voltará a ser presencial. A boa notícia foi comunicada nesta quinta-feira (24) pela comissão organizadora.

Isso quer dizer que voltam a acontecer as tradicionais romarias, missas no Campinho e outras homenagens à padroeira do Espírito Santo. A festa será realizada de 17 a 25 de abril, no Convento da Penha, em Vila Velha (ES).

“A terceira edição on-line também será mantida de forma paralela às atividades presenciais, para que a Palavra do Evangelho e o amor à Senhora das Alegrias continuem sendo levados aos lares capixabas e para além das fronteiras do Espírito Santo”, afirma o comunicado.

O texto diz ainda que a decisão tem o objetivo de dar oportunidade para que fiéis, romeiros, paróquias e dioceses se programem para essa retomada de encontro de fé, estando também em consonância com o Governo do Estado, os protocolos de segurança e mapa de risco.

O tema da festa deste ano será “Saúde dos enfermos, rogai por nós”, trecho da Ladainha de Nossa Senhora. A escolha é justamente uma alusão tanto à retomada das atividades coletivas quanto à cautela que ainda precisamos ter neste período. A programação completa será divulgada em breve.

A Festa da Penha está entre as maiores e mais antigas manifestações religiosas do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba.