1° bispo da Diocese de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, celebra 80 anos de vida

No último domingo (13), o primeiro bispo da Diocese de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu missa na Catedral Metropolitana de Vitória em comemoração aos seus 80 anos de vida.

Dom Geraldo é arcebispo emérito de Mariana (MG) e foi um dos primeiros alunos do seminário da Arquidiocese de Vitória (ES). A celebração contou com a participação de bispos, padres, seminaristas, além de familiares e da comunidade local. Na ocasião, foi lançado um livro com mais de 400 páginas de depoimentos, fotografias e testemunhos sobre a vida e a vocação de dom Geraldo.

A homilia da Santa Missa foi proferida pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa. Dom Lauro pontuou as ações pastorais de dom Geraldo, passando pela infância, seu ingresso no seminário e os trabalhos como padre, bispo, além dos cargos na CNBB e no CELAM.

“A vida de dom Geraldo não se distingue da vida da Igreja. É um homem da Igreja, a serviço da comunhão eclesial. Por tudo isso, não só comemoramos, mas celebramos a sua vida transfigurada pela graça de Deus e feita profetismo”, disse dom Lauro na ocasião. “Como é importante para a Igreja a sua vida, dom Geraldo! O seu testemunho nos fortalece no processo sinodal vivido pela Igreja no pontificado do Papa Francisco”, concluiu.

Neste dia 14 de março dom Geraldo Lyrio Rocha, celebra 80 anos de vida.

Natural de Fundão (ES), dom Geraldo pertence a uma família de quatro irmãos. Em 1954, ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória, e estudou no Colégio Salesiano. Em 1960, iniciou o curso de Filosofia em Belo Horizonte (MG). Três anos depois, foi para Roma, onde estudou Teologia na Universidade Gregoriana e se especializou em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.

No dia 15 de agosto de 1967, foi ordenado presbítero em Fundão. Em 14 de março de 1984, foi eleito bispo e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES), onde atuou como bispo auxiliar até ser nomeado primeiro bispo da recém-criada Diocese de Colatina, em 1990.

Dom Geraldo firmou as bases da nova diocese. Com seu empenho, foram construídos o Seminário Diocesano, o Mosteiro Santíssima Trindade para acolher as irmãs clarissas e inaugurada a Livraria Cordis. A histórica capelinha de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, foi elevada a Santuário Diocesano, graças também ao seu esforço. Dom Geraldo permaneceu à frente da Diocese de Colatina até janeiro de 2002, quando assumiu a Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA).

No dia 11 de abril de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Mariana (MG). Em maio daquele mesmo ano, dom Geraldo foi eleito presidente da CNBB. Em abril de 2018, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia, tornando-o bispo emérito.

Atualmente, dom Geraldo reside em Vitória e segue participando ativamente da vida da Igreja.

A Diocese de Colatina felicita dom Geraldo por seu aniversário! Que Deus abençoe sua vida.