Projeto Girassol

Construindo um futuro melhor

O PROJETO

O Projeto Girassol é unidade filial da Cáritas Diocesana de Colatina, organismo da Igreja Católica, reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como uma instância oficial da Igreja para a promoção da ação social. A organização é uma entidade beneficente de assistência social, sem fins econômicos, registrada no CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social, e reconhecida pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal Social.

A unidade filial – Projeto Girassol está instalada em Aracruz (ES), desde 2008 e foi criado a partir da discussão dos próprios moradores do bairro São Marcos, sobre o grande número de crianças e adolescentes no meio das ruas, que por não terem opção e qualidade de lazer eram afetadas pela questão social em suas diversas expressões como a miséria, prostituição, desemprego, violência e drogas.

Com isso a Paróquia São João Batista que está ligada diretamente com o propósito do Projeto trouxe a possibilidade de fundação do mesmo. A unidade teve início com contribuições de voluntários  que possuem vínculos religiosos, e que conseguiram construir seu espaço, logo em seguida foi criada uma equipe para gestão dos recursos financeiros.

Este é um Projeto do Serviço da Proteção Social Básica, caracterizado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

As ações do Projeto Girassol têm uma abrangência, com foco em atividades que visam o desenvolvimento intelectual, inclusão digital, educação pelo esporte, oficinas de artesanato, musicalização, entretenimento, expressão cultural, espiritualidade, integração da família com o Projeto, atendimento psicossocial visando conhecer as necessidades e atendê-las de acordo com os recursos do Projeto.

O Projeto trabalha com o propósito de garantir que todas as crianças e adolescentes possam ter um espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades socioeducativas, culturais e religiosas, que os capacite para o exercício de cidadania e possam transformar a realidade em que se encontram inseridos.

Contudo o Projeto está sempre buscando melhorias para que a qualidade de vida de cada atendido possa ser transformada e valorizada, beneficiando assim a comunidade em que está inserido direta ou indiretamente.

No dia 14 de abril de 2013, o Projeto Girassol inaugurou sua sede própria, localizada na rua Orquídea, nº 11. Bairro São Marcos, sendo um prédio com três pavimentos, com salas, auditório e refeitório com capacidade para atendimento de 150 (cento e cinqüenta) crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social

Atualmente o Projeto Girassol possui como principal fonte de recurso o convênio anual com a Prefeitura, que mantém toda a parte de pagamento de funcionários. Em setembro de 2013 haverá o término de contrato estabelecido com Petrobras que custeia a contratação de profissionais e aquisição de alguns bens permanentes.

Demais pagamentos de despesas são custeados a partir de arrecadações do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), eventos realizados pela equipe de gestão para angariar fundos, bem como de outros parceiros que sensibilizados com as ações desenvolvidas pelo Projeto Girassol, contribuem para a continuidade do trabalho.

Responsável pelo Projeto: Wanildo José Janes

E-mail: wanildojanes@yahoo.com.br