MCC

O que é MCC?

O Movimento de Cursilhos de Cristandade é um movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos, que irão fermentar de Evangelho os ambientes.
A Espiritualidade do MCC está centrada em Jesus Cristo, manifestação suprema do amor do Pai por seus filhos e filhas (cf. Rm 8,39b), através da ação do Espírito Santo (Lc 4,18);
É alimentada pela Graça – Vida Divina consciente, crescente e comunicante – (Jo 6,34-40; 4,13-14), que leva a uma efetiva experiência de Deus;
Está empenhada num processo de conversão integral e progressiva (Mt 5,48; 18,3; Lc 1,17) que leve seus participantes à santidade (CHL 30);
Concretiza-se na fermentação evangélica (Evangelização/Inculturação) dos ambientes (Lc 13,21; 1Cor 5,6; Gl 5,9; Mt 5,14).
OS OBJETIVOS DO MCC
Finalidade Imediata: vivência do fundamental cristão – que significa viver a Graça, a Vida Divina em nós, realizando o Plano de Deus, anunciando seu Reino e seguindo a Cristo;
Finalidade Mediata: convivência em núcleos/grupos/pequenas comunidades de fé presentes nos ambientes, procurando neles introduzir o fermento do amor, da fraternidade, da justiça, do perdão…
Finalidade Específica: evangelização ambiental, com a qual se procura levar os cursilhistas a ser fermento dos valores do Evangelho nos seus próprios ambientes.

O PÓS-CURSILHO
O MCC oferece aos leigos, através das formas e do processo dinâmico do Pós-Cursilho, os meios para que se cumpram o que se lhes exige como membros da Igreja: a vocação à santidade; a participação na comunidade; a evangelização.
O Pós-Cursilho se destina a ajudar os leigos a cumprir essas exigências, na medida em que eles se esforçam para alcançar a finalidade última do Movimento: “criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes”.
O MCC desenvolve sua ação evangelizadora através de NÚCLEOS DE CRISTÃOS. E, como auxílio ou suporte para os núcleos, as REUNIÕES DE GRUPO, as ULTRÉIAS ou ASSEMBLÉIAS MENSAIS desses núcleos.
O método de trabalho missionário do Núcleo é VER, JULGAR e AGIR – VJA. A ação dos núcleos nos ambientes caracteriza-se por ser uma ação transformadora, de acordo com os postulados da Nova Evangelização.

Curiosidade…

O Movimento de Cursilhos ou “a obra dos Cursilhos”, como se dizia, teve seu início no singular contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes espirituais eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.
Participando de peregrinações promovidas pela JACE a destacados Santuários nacionais e, especialmente da preparação e realização da grande Peregrinação levando 80.000 jovens a Santiago de Compostela, em agosto de 1948, intuíram eles a “obra dos Cursilhos”. Aqueles “cursilhos” ou pequenos cursos preparatórios à peregrinação, ministrados a milhares de jovens por toda a Espanha, durante vários anos, poderiam continuar a ser desenvolvidos, agora com outro direcionamento.
Um eixo doutrinário específico, constituído pelo anúncio jubiloso do Evangelho, através de um método próprio – o querigmática-vivencial – facilitaram a conversão entusiasmada de muitos jovens e sua inscrição nas fileiras da JACE. A conquista do mundo para Cristo era sua bandeira.
Alguns jovens sacerdotes da Diocese maiorquiana trabalhando com a Ação Católica e com a JACE, estavam naturalmente influenciados pelas ainda recentes Encíclicas “Mystici Corporis” (1943) e “Mediator Dei” (1947), do Papa Pio XII. Essas circunstâncias facilitaram a descoberta do eixo doutrinário dos “cursilhos”: a GRAÇA seria a sua decisiva e fundamental motivação. O método característico do Movimento surgiu do seu cunho vivencial, na emotividade das pessoas, o que não deixava de ser sumamente oportuno.
Em 1953, na 15ª Assembléia Geral da JACE, tentando resolver dificuldades internas de relacionamento e de estrutura, D. Hervás deu àqueles “cursillos” o nome de Cursilhos de Cristandade.
O MCC chegou ao Brasil trazido pela missão Católica Espanhola sendo que o 1º Cursilho Masculino foi realizado na cidade de Valinhos, em São Paulo, em 1962.